Aprenda a precificar seus produtos e serviços.

A precificação de produtos e serviços é um dos maiores desafios de uma empresa.

Fácil seria poder estipular um preço com base na concorrência e nos objetivos da empresa, mas o processo é muito mais complexo do que isso.

Para chegar ao preço de venda ideal, é preciso considerar todos os custos do negócio, padrões de mercado, margem de lucro desejada, percepção de valor dos clientes e vários outros fatores.

Só assim é possível praticar preços coerentes com o mercado, satisfazer clientes e garantir que o faturamento seja suficiente para cobrir os gastos da empresa e ainda gerar lucro.

Abaixo, listaremos 5 passos para precificar um produto ou serviço:

  1. Calcule o custo por unidade
  2. Contabilize as despesas
  3. Respeite a margem
  4. Entenda e conheça o markup e a margem de lucro
  5. Estude o mercado

É importante ressaltar que o princípio básico da lucratividade é gastar menos do que se ganha, já que ao gastar o mesmo, há somente a compensação, e gastar a mais, é operar no prejuízo.

O preço, assim como a margem de contribuição e lucro, deve começar a ser formado pela apuração de custos de produção ou repasse. Isso significa que todos os custos fixos, variáveis e as despesas devem constar no valor final de um insumo no mercado (Custo + Lucro + Despesas variáveis = Preço de venda).

Para definir seu preço final, mensure tudo o que você gasta para que seu produto fique pronto, desde viagens para compras, matérias-primas, frete da entrega, aluguel, impostos, equipamentos, mão de obra, entre outros.

Precificar é complexo? No início pode parecer um desafio enorme, mas é a chave do sucesso financeiro de uma empresa. Ter dificuldades para estruturar os cálculos de precificação é normal, mas é preciso recorrer a informações e materiais para aprofundar seus conhecimentos e ter mais segurança.

Blog

Conteúdos SouzaMaas

Redes sociais

A SOUZAMAAS está presente em algumas redes sociais.  Você já nos segue em todas?...

Leia mais

Rua Eugênio de Medeiros 242, 3º andar, São Paulo – SP – Brasil
CEP 05425-000

(11) 4420-6000

LogoSM
Iniciar conversa
Olá. Como podemos te ajudar?