
Plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.
De um lado, deve ser formulado para atrair e reter talentos. De outro, o plano deve proporcionar ao funcionário a possibilidade de se desenvolver cada vez mais. Tendo um plano de carreira, o profissional sabe por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas.
Tipos de planos de carreira:
Carreira horizontal:
A carreira horizontal é aquela que não conta com a possibilidade de ascensão no nível hierárquico. Na verdade, não existe esse tipo de divisão dentro da empresa. Todos os cargos estão no mesmo nível, por isso, existe a evolução apenas das suas tarefas e das responsabilidades em determinada posição.
Mas isso não significa que não há um ganho de benefícios nesse modelo. É realizado um aumento salarial, mas somente quando o profissional apresenta um alto nível de desempenho.
Carreira em linha:
Nesse modelo, é muito difícil mudar de área. Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço.
Isso ocorre, por exemplo, no serviço público e em instituições militares.
Carreira paralela:
Além das características descritas na carreira em linha, existe uma particularidade nesse modelo, desde o início na empresa os colaboradores que têm possibilidade de atingir cargos de liderança, seguem um ramo hierárquico separado.
Empresas que usam a seleção de trainees, por exemplo, costumam usar um plano de carreira paralela.
Carreira em rede:
A carreira em rede possui semelhança com o modelo em Y. Mas diferentemente dele, existe uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir.
Essa escolha do cargo em si, por parte de cada pessoa, também é uma decisão importante. Na verdade, isso estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor. Mas o essencial na metodologia de carreira em rede é entender que ela só será colocada em prática a partir do cumprimento das metas estipuladas.
Carreira em Y:
Inspirado pelo desenho da letra, esse plano sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário encontra uma bifurcação: ele precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor.
Carreira em W:
Assim como o plano em Y apresenta dois caminhos possíveis de crescimento, o plano em W, sugere um terceiro que é o misto dos outros dois. Em vez de seguir como especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos. Ele não chega a ser um líder tradicional, responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, mas acompanha pontualmente o desempenho dessas pessoas dentro de um projeto específico dando feedbacks mais técnicos e atuando de forma consultiva.